terça-feira, junho 20, 2006

O "5º Elemento"....PARTE II


Se pensavam que eu me tinha esquecido desta história de definir o "5º elemento" enganam-se....Vou continuar a minha história (pode ser que um dia ganhe o Prémio Pessoa!).
Então aqui vão mais uns géneros de "5ºs elementos".....
  • Sobre este grupo caem todas as nossas dúvidas quanto à sua sanidade mental. Temos quase a certeza que apresenta um diagnóstico psiquiátrico reservado, eminente de roçar a esquizofrenia. Mas não se assustem, trata-se apenas de um "5º elemento" com ar muito devoto, concentrada nas suas rezas que teima em partilhar com todos, com uma postura surreal ao longo de toda a procissão (como se estivesse à espera que um Donuts lhe caísse do céu....agora imaginem!), com um sorriso nos lábios, completamente indiferente aos olhares desconfiados e com uma característica ainda mais particular: insistÊncia em repetir em voz alta números como se estivesse a ditá-los para jogar no Euromilhões. Perante isto só nos resta dizer: "Aposta que ganhas".
  • Outro dos "5ºs elementos" apresenta características mais refinadas, alguma cultura musical e muita vontade de a partilhar com algum elemento que apanhe desprevenido na última fila (ou talvez que ache mais simpático). Tem um conhecimento mais ou menos aprofundado das bandas da "nossa praça" e perde-se a comentar o reportório das mesmas nas diversas festas pelas quais passa. Este "5º elemento" gosta de proporcionar um belo diálogo e não fosse a necessidade de tocarmos e ela não largava um dos "1ºs clarinetes" (adivinhem quem será...).
  • Por fim temos o "5º elemento artista", cujo papel não se resume a acompanhar a banda na rectaguarda. Este "5º elemento" é dos mais interventivos e o seu contributo é, sem dúvida, determinante para o bem estar da última fila. Para além de dar dicas sobre as marchas que deveríamos tocar, ou sobre aquelas que tocamos, este "5º elemento" canta (ou pelo menos tenta) todas as marchas. Perguntam voçÊs como é possível? Pois para ele tudo é possível, o importante é assobiar e cantarolar os ritmos. Pena é que não tenhamos letras das marchas, senão poderíamos, em breve, gravar um CD com este "5º elemento". Qualquer Pavarotti se envergonharia de sair à rua depois de o ouvir.

E pronto...resta-me agradecer a todos eles, estas magníficas "personagens" que nos acompanham na última fila e que devem figurar no imaginário dos restantes músicos...sim porque eles invejam esta companhia, este apoio incondicional que mais ninguém consegue oferecer. Queriam voçÊs tê-los um minuto que fosse, a bater-vos nos braços, a tirar-vos os sapatos, a mandar "bitaites"...mas (in)felizmente só nos os podemos aturar!

The End

Sem comentários: