quarta-feira, janeiro 13, 2010

O Pim dispensou dos ensaios e das janeiras porque...


Maiato pisa palcos de Paris
Janeiro 10, 2010
Crispim Luz é da Maia e termina hoje, domingo, um ciclo de actuações, que começou na sexta, no palco do Theátre Dejazet em Paris. O estudante de mestrado em performance de clarinete na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo foi seleccionado para participar em duas óperas na cidade luz.

O músico confessa ter despertado já tarde para a música, apesar dos 14 anos de idade que tinha quando ingressou como estudante de clarinete na Banda de Música de Moreira da Maia. Desde logo se percebeu a "aptidão para a música" por parte do jovem músico, incentivado a seguir estudos no conservatório por um professor da banda moreirense. Depois do fim de curso na escola que frequentou, seguiu-se o ingresso no ensino superior, na ESMAE, onde concluiu a licenciatura no passado ano lectivo.
O músico encontra-se agora a frequentar aulas de mestrado, depois de um estágio de orquestra no Festival Junger Künstler Bayeuth, que decorreu no passado mês de Agosto, na Alemanha.
O novo palco de Crispim Luz é o do Theátre Dejazet, em Paris. Antes de iniciar a participação o músico admitia "alguma apreensão por estar fora do país, embora não seja a primeira vez que isso acontece", revela o músico maiato. No entanto, agora é diferente. "O papel que tenho nestas óperas é um papel solístico, porque o grupo é pequeno". Ainda segundo Crispim Luz, Paris é uma cidade "com uma grande tradição clarinetística", factor que contribui para o aumento da ansiedade no momento de pisar o palco.
"Toda a gente vai estar muito atenta e isso deixa-nos um bocado em cheque", confessa Crispim Luz. Mesmo assim, o músico adianta que pretende "fazer um bom trabalho e espero que seja reconhecido".
Durante hoje, amanhã e domingo, sobem ao palco duas óperas nas quais vai participar Crispim Luz. O espectáculo no Théatre Dejazet pretende homenagear dois compositores contemporâneos, Viktor Ulmann e Kurt Weill.

5 comentários:

floriano disse...

È com muito agrado e apreço que coloquei esta postagem,ele merece que seja divulgado e reconhecido, talentoso devido a trabalho arduo as vezes torna-se chato de tanto ouvir repetir as passagens.
Mas só assim é que le vinga no mundo da musíca.É um dos nossos elementos da bbve e ele começou a brilhar porque lhe deixo fazer os solos...hehehe.
Um bem haja e muito obrigado por seres como és.Fica mais tempo conosco pois queremos aprender contigo e tambem tens muito a apreender na BBVE.

Um abraço musical.

PS: Quero ver o que trazes de França para nós.(Tás me a dever un fino...rsrsrs).

Crispim Manuel disse...

Olá floriano. Sim, é verdade.. tive de pedir dispensa dos ensaios e das janeiras.. mas acredita que passei muito frio por terras parisienses. Obrigado pela postagem e pelo comentário que defende bem a tua imagem e a pessoa que és. Irei continuar aí para aprender.. Quanto ao fino, pode ser dia 24? heehehhe
abraço

Manuela Cunha disse...

O Pim combina com Paris!!! Ele também é Luz!!! E além disso temos muito orgulho nele.
E merece tudo de bom.
E és nosso!
E é tudo!

Sequeira disse...

Muito bem Sr. Crispin
mas quem arranja as noticias é o mestre , e quem bebe fino é o FLORIANO
MUITO BEM
então dia 24 são dois finos e não um
Sequeira

Ana Maria disse...

Muito bem, o Pim Plim Pim em Paris!!
Aos poucos e de uma forma sempre muito diplomata ele foi entrando na Familia da nossa Banda :) Lembras-te do teu 1º ensaio lol e da tua almofadinha lol
Sim, sem dúvida um percurso musical sempre muito cuidado :)
onde tenho a certeza ambos apredemos muito, então desde que tens o Flo como parceiro... oh oh imagino!!!
Parabéns!!
Bjinhos Ana Maria