sábado, maio 12, 2007

Parabéns para seu primeiro ano.

É de louvar seu aparecimento no nosso meio, graças a sua fundadora e nossa grande amiga Manuela Cunha que com muito amor e carinho deu a" luz "este blog para informar e dialogar sobre muitos aspectos relacionados com a nossa banda e com varios outros aspectos interligados a mesma .
Não tendo o dão de palrear, deixo aqui uma mensagem de sucesso para ela e para a banda e muitos anos felizes para o nosso blog.
Para acabar deixo aqui uma definição da Música em portugal pala visão de estudantes da Universidade Aberta:


Curiosa a definição encontrada no site da Universidade Aberta, sobre a História da Música Portuguesa e na parte relativa à Música de origem profana: "Os mais antigos espécimes de música que se conhecem são canções com textos latinos, conhecidas como "canções dos goliardos", dos séc. XI e XII.
São canções monofónicas (monodias) que se pensa haverem sido cantadas por estudantes ou por clérigos ambulantes. Um outro tipo de canção monofónica era o "conductus" (séc. XII e XIII). Os "conductus" poderão ter sido cantados nos momentos em que um clérigo ou outro membro representando um drama litúrgico se deslocavam de um local para outro (conducto = conduzido).
O "conductus" representa, à época, a fragilidade da fronteira entre música sacra e música secular, uma vez que era utilizado indistintamente tanto em actos religiosos como em festas seculares, utilizando-se o termo "conductus" para qualquer canção latina, quer sagrada quer profana. As "Canções de Gesta" são, por sua vez, um dos tipos mais antigos de canção que se conhece em língua vernácula. Cantadas pelos jograis, versavam os feitos dos heróis e eram transmitidas oralmente (a "Canção de Rolando", datada da segunda metade do séc. XI, é a mais famosa das "canções de gesta").
Com origem no Sul de França, surgem, mais tarde, as cantigas trovadorescas. Escritas inicialmente em provençal (langue d'oc), inspiravam-se na cultura mourisca hibérica e difundiram-se não só para a Península Ibérica como para outras regiões, tais como a região de Champagne e a Artésia (Alemanha). Admite-se que o termo "trovar" tenha origem em "tropar" isto é, realizar "tropos".
Estes, tal como as anteriormente referidas "sequências", derivando da prática eclesiástica, consistiam em intercalar melodias nos textos litúrgicos. As cantigas trovadorescas tiveram uma importância particular no nosso território durante um período temporal relativamente extenso (de João Soares de Paiva, 1140, primeiro trovador galaico-português de que existe referência, a D. Pedro, Conde de Barcelos, 1374, o último)." Concluí-se por tal, da importância da música profana e no caso específico, de origem Goliarda na Península Ibérica, com clara influência posterior naquilo a que se chamou de "Tuna". Ou seja, a Tuna de facto tem origens musicais claras na música profana dos Séculos XI e XII. Mais que isso, a música de origem trovadoresca é importante enquanto génese da musicalidade tunante, seja em Espanha ou em Portugal, como se percebe atrás.

1 comentário:

Manuela Cunha disse...

O Blog agradece...obrigado grande Amigo Floriano.
Por agora resta-me mesmo "dar à luz" o máximo de informação possível para dinamizar este cantinho. E vou continuar a fazê-lo, bem ou mal, mais assiduamente ou não, com a única certeza que há sempre um amigo que por cá passa para ler, para ver e para dar a sua opinião. Era bom que muitos mais participassem, mas infelizmente ainda há pessoas devotas da opinião que isto não serve para nada e que só se dedica a estas coisas quem não tem que fazer...mas enfim!
Agora voltando ao teu post Floriano, é certo que não me lembro das "canções dos goliardos", nem dos "conductus", eu sou mais do tempo das marchas de rua e de procissão:)No entanto, não me importava nada de "oferecer" a todos os amigos da BBVE uma canção trovadoresca e, principalmente a ti, Amigo e "companheiro de estante"!