quinta-feira, setembro 10, 2009

Monumento Aos Ex Combatentes ( Antas )

O cilindro de cor branca e fria com quatro metros de altura,firme e hirte representa o homem sempre em pé;enquanto que o metal de cor amarela quente e curva representa a mulher sofredora...(pela ausência dos seus na guerra)
Eu acho este monumento em Homenagem aos Ex Combatentes do Ultramar bonito tanto a nível de estética como em simbologia.Penso que cada um de nós poderia divagar em relação a representação simbológica monumento - objecto e simbologia bravura Humana, à sua coragem, na paciência e sabedoria de uma mãe que deu à luz um filho para a nação. Pena a nossa Banda ter estado tão pobre em número e,embora o discurso fosse bem elaborado, penso que devido ao calor que se fazia sentir tornou-se um pouco cansativo.





4 comentários:

Manuela Cunha disse...

Bem...sobre o monumento devo confessar que a minha veia de comentadora de arte se resume a ser uma crítica acérrima de tudo quanto invade jardins públicos, rotundas e bocados de terra!
Este monumento não é excepção...quando o vi lembrou-me uma espada enterrada no chão :)...interpretações....mas segundo a minha mãe é um canhão (coitada, ela também já esta na fila para a multiópticas)...
De qualquer modo, aprecio muito mais monumentos do género do que temos mais acima (a Anta), mas enfim opiniões à parte, acho o gesto e a lembrança muito bonitos porque a guerra ha-de ser sempre a memória mais suja que os Homens guardam da sua existência na terra. Mas devemos enaltecer os que, à força para lá foram, sem regressarem...
Quanto à participação da Banda nesta homenagem, quer-me parecer que foi em igual número ao da população :) ou engano-me?

floriano disse...

Por a caso posso dizer que tinha bastantes gente e pessoas tambem;já fizemos festas com bem menos gente,hehehhe

Manuela Cunha disse...

Pronto, Pronto...foi no final da missa...

:)

Jaime Froufe Andrade disse...

A propósito desta feliz iniciativa que é o erguer de mais um monumento de homebagem aos ex-Combatentes, sobretudo aos que caíram em combate venho convidar a verem a história de guerra vivida por mim há mais de 40 anos, em Moçambique e que ainda está à espera de conhecer um epílogo. Se gostarem, conforme espero, nesse caso peço-vos por favor que divulguem o episódio pelos vossos contactos. Uma das razões deste meu pedido facilmente a descortinarão durante o visionamento do vídeo que anexo.
Um abraço de camaradagem
Jaime Froufe Andrade

http://www.youtube.com/watch?v=KrR0G262dqU

PS - Podem também aceder ao vídeo digitando em Youtube as seguintes palavras: guerra colonial rádio.