quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Visita

No Sábado passado tive-mos o prazer de receber entre nós uns amigos de outra Banda, mais precisamente a Banda de Casegas que fica no Concelho da Covilhã. São poucos os que conhecem a realidade das Bandas de música naquela região do país, bastante diferente da nossa realidade. As Bandas dessa região debatem-se com muitos problemas para sobreviver, desde a falta de meios humanos (devido à desertificação que ocorre no interior), falta de recursos financeiros.
Só para terem uma ideia , quanto ganha um músico numa Banda do interior? Nada ou quase nada, o almoço e umas merendas. Quanto a tocar, é melhor nem falar nisso, arruadas e cortejos, quem quer fazer? Ainda nós reclama-mos dos concertos de borla.
A visita tinha como fim conhecer o funcionamento da nossa escola de música, as nossas instalações e a recolha de algum reportório. Queria aproveitar para agredecer ao maestro Valdemar Sequeira e ao Prof. Botelho a simpatia e a disponibilidade que tiveram ao longo do dia.
O grupo adorou a visita á nossa Banda e ficou prometido que viriam cá uma outra vez mas agora com a Banda toda e assim poderem passar um dia entre nós, assistir a um ensaio ou a um concerto da Banda. A Banda de Casegas mostrou também toda a disponibilidade para levar a Banda a tocar á Covilhã, seria assim também uma oportunidade de convivio e de poder-mos desfrutar do acolhimento (e da gastronomia, hummm que comidinha boa), e da simpatia das pessoas daquela região que me é tão querida.

2 comentários:

Manuela Cunha disse...

Não sou conhecedora de muitas realidades mas a verdade é que admiro profundamente todas as associações ou organismos que "sobrevivem em condições mínimas" para manterem os seus objectivos culturais, desportivos, etc.
Por vezes, nessas regiões (por exemplo, no interior) existem múltiplas associações e grupos para os quais os subsídios das Câmaras ou outros, nunca são distribuídos suficientemente por todos.Chegam a existir 4 ranchos folclóricos na mesma freguesia!Mas em termos de Bandas organizam festivais, divulgam o seu trabalho, fazem "trinta por uma linha", enquanto nós aguardamos pelos "despiques de verão"...
Nós por cá, ainda temos uma situação mais favorável (e não quer dizer que seja a desejável!), temos mais recursos humanos e financeiros e uma gestão que nos vai permitindo pagar a "músicos profissionais", maestros, professores...Verifica-se a possibilidade de direccionar uma escola de música para os objectivos da Banda (e não só) e manter presença com a Banda nas romarias, festas, concertos que, por enquanto, no Norte ainda têm "plafon" para pagar às Bandas com músicos que não tocam em troca de 1 almoço! Mas será sempre assim?
Mas a nossa Banda também é constituída por "músicos amadores" e o que ganham não é muito significativo, contudo, continuam na Banda mesmo quando o nível de exigência é cada vez maior, para todos em geral.
O "papel da música", o aspecto cultural, a "perfeição" são cada vez mais valorizados e, na minha opinião, o fazer parte da Banda apenas pelo "espírito filarmónico" já não se verifica, ou tende a ser moldado porque houve uma evolução neste aspecto , sobrevaloriza-se a exigência em termos qualitativos. Claro que nunca podemos esquecer que integramos os grupos, as bandas por diversos motivos, aspirações e a componente do convívio, da amizade, do "tempo bem passado" jamais poderá ser ignorado.
Mas relativamente a estas questões existem diversas opiniões, tantos pontos de vista!
Bem...mas o mais importante é que fiquei muito contente que o pessoal de Casegas nos tenha visitado e sou completamente a favor de um intercâmbio, de uma ida da nossa Banda à Covilhã ou onde seja possível.
E voçês dizem-me: "Ah e tal mas isso implica custos!"
Ah pois implica e trabalho também...

floriano disse...

Apoiado nela.
Viva o intercambio pois é benéfico em todos os aspectos.Tento a nível músical como social como pedagógico para uns e outros a troca de informação ,conhecimento ,vivências de histórias boas e más vividas no seio da música, as brincadeiras os falhanços e mesaventuras enfim tudo é necessário para o cresimento e melhoramento das bandas espero no fundo do coração que haja intercambio com a banda de casega.
E dizem voçês ele fala !fala! fala!Mas tambem escreve.