sexta-feira, novembro 06, 2009

Desafinação!!!

Desculpem lá o desabafo... mas estou triste.

São neste momento 22H30. Há cerca de hora e meia era suposto ter decorrido na Casa da Música - não na do Porto, pois pode ter havido alguém que, por engano, para lá se tenha dirigido, mas na de Antas - uma Assembleia Geral de músicos (sócios) da nossa Banda, com o principal propósito de decidir o futuro imediato e mais distante da associação, nomeadamente empossar uma nova ou remodelada Direcção.
Todos os músicos - pelo menos os presentes, no passado Sábado, no concerto da tarde - estavam devidamente notificados para tão importante reunião. Certamente que no concerto atrás referido não se encontravam os 75 (setenta e cinco) músicos que esta banda se orgulha de ter nas suas "fileiras", mas 15 (quinze) não estavam de certeza, já que o palco até estava "compustinho".

É isso aí, meus caros colegas músicos... 15... 15 almas penadas
- que são sempre os mesmos - foram os músicos que, há uma hora e meia, se apresentaram na Casa da Música para a Assembleia Geral que deveria dar posse aos novos corpos directivos desta nossa ABBVE.
Agora, pergunto-me: Onde foram parar os restantes... 60 (sessenta = 5 dúzias)?!!
Eclipsaram-se... qual magia do David Cooperfield ou Luís de Matos... ou simplesmente acharam que não valia a pena estarem presentes para escolherem ou, pelo menos, aprovarem quem nos deve "orientar e dirigir" no próximo biénio.
Certamente haverá algumas ausências justificadas e compreensíveis.
O que, na minha modesta opinião, não é compreensível nem justificável - sob pena de de as pessoas se cansarem e, com razão, dizerem "ASSIM NÃO" - é ter-se lançado o repto (inclusivé em público, como aconteceu no passado Sábado) ao Presidente cessante... sim, cessante... para permanecer à frente dos destinos desta associação por, pelo menos, mais dois anos e, na "hora H", aparecerem 1/5 dos músicos para lhe mostrar o apoio.

Desculpem lá, mas não chega. E não é por esse 1/5 dos músicos não terem sequer "quorum" para, estatutariamente, elegerem ou votarem uma direção. É antes e, principalmemte, porque... sabe a pouco... está desafinado... "cada uma aparece à hora que quer" (esta só alguns percebem)... não é este o grupo que se quer apresentar de futuro nas festas, ou será?!!

Já por várias vezes foi dito, pelo Presidente cessante, pelo Maestro e por muita gente com responsabilidade na banda que, os serviços da banda não são só os concertos e arruadas... mesmo que de borla. Existem vários serviços em que não cai "pilim" nem existe "tainada" que, no entanto e para o bem comum, são igualmente para cumprir. Falo, nomeadamente, nos ensaios (que também são sempre para "uma meia dúzia de três ou quatro" - como diria um grande colega meu) e nas reuniões.

Por isso ficam, desde já, avisados que, os 15 de hoje, que são os 15 de ontem... não poderão ser os 15 de amanhã, sob pena de, algum dia, nem esses 15 aparecerem... o que... diga-se - depois do que foi a homenagem do passado Sábado aos refundadores da Banda e tudo quanto lhes foi dito, agradecido e garantido - seria imensamente triste.

Para que tal não aconteça, vamos todos... sim os 75 (setenta e cinco)... ou, pelo menos, a maioria (não absoluta, mas qualificada) comparecer, na Casa da Música de Antas, no próximo dia 20/11/2009, pelas 21H00, para decidirmos, juntos, o futuro imediato e longíncuo da nossa querida banda, decisão essa que é exigida pelo passado que carregamos nos ombros e que foi conquistado com muita labuta, dedicação e afinação.

P.S. - Ausências somente justificáveis com Atestado Médico... preenchido, presencialmente, em formulário próprio, no dia e local da Assembleia Geral.

3 comentários:

Manuela Cunha disse...

Há motivos sim para nos sentiirmos tristes...

Anónimo disse...

motivos até de mais...

minha gente... eu não sou mais que voçes, mas gostaria só de dar o meu exemplo pessoal, de que sexta dia 6 de novembro, xeguei de lisboa ás 20.30h, e ás 21.20h uns minutos atrasado, estava a entrar no auditorio para a assembleia. posso até dizer que fui o 15 elemento a xegar... xeguei tarde e a más horas... mas apareci...

caros colegas, apenas axo que devemos pensar um pouco melhor naquilo que queremos, porque como disse o raul e bem, no sábado fomos nós a pedir o presidente por mais dois anos... mas quando xega a hora, aprecem 15 para votar... axam que é com esta vontade toda que nós manifestamos, que vai dar animo ao presidente por mais dois anos???

pois... não sei...

só queria deixar um apelo de colega...
vamos todos juntos, como grupo que somos e que temos demonstrado ser, continuar a fazer o nosso papel com gosto, nos momentos bons! mas tb nos momentos mais dificeis!!!

um grande abraço pa todos!

colega: tio ferreirinha

Luis Pires disse...

Pois realmente penso que tamos todos no mesmo barco e de momento que remamos todos para a mesma maré temos de ter responsabilidade...não é demais lembrar que a banda de s.paio é dos músicos e se eles próprios não aparecem para cuidar da nossa associação quem é que o vai fazer?
Meus amigos se a banda tem bom ambiente se tem uma boa qualidade estas reuniões são para cuidar disso tudo e de mais intereces da associação...não pensem que se fala sempre das mesmas coisas na banda e não se faz nada porque isso e mentira e sabem tão bem como eu que muita coisa tem mudado nesta banda e felizmente para muito bom...se temos reponsabilidade para as festas também temos de ter para estas reuniões porque são mais importantes que as festas porque é nesta que se prepara a época...meus amigos repensem qual o sentido de responsabilidade que temos músicos nesta banda porque nós somos a banda...abraço para todos