sábado, março 08, 2008

Concerto Domingo de Ramos - Orquestra de Sopros

No próximo domingo dia 16 de Março (Domingo de Ramos), na Igreja Matriz de Esposende, pelas 15h30 terá lugar um concerto conjunto da Orquestra de Sopros da Associação Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende, do Coro de Pais do Conservatório de Música do Porto e do Coral Mille Voci.
Ficam o programa musical do concerto e algumas notas acerca dos coros.

Programa


Orquestra de Sopros

1.Jubille Overture - André Waignein

2.Andante C Maior K.315 - W. A.Mozart (Solista flauta Susana Rolo)

3.Celebre Adágio - Tomaso Albinoni (Transc. Valdemar Sequeira)

4.Jesus Christ Supertar - Webber-Haurvast

Coro de Pais do Conservatório de Música do Porto

1.Dindirin,dindirin - Cancioneiro de Palácio XV-XVI

2.Pavane - Thoinot Arbeau

3. Ay Mi Dios - Fransc. Francisco Faria

Coral Mille Voci

1.Tant Que Vivray - Claudin Sermisy

2.Gradual de Natal - Anton Brukner

3.Morena - Óscar da Silva / Fernando Valente

Ensemble Orquestra e Coros

1.Ave Verum Corpus - W. A.Mozart

2.Cantata nº 147 - J. S. Bach

3.Panis Angelicus - César Frank (Solista Maia da Fé)

Maestro António Diogo
Maestro Valdemar Sequeira



O Mille Voci uma Associação Cultural que iniciou a sua actividade em Novembro de 1992 na cidade do Porto, como coral misto composto por cerca de 35 elementos. O seu fundador foi o Maestro Professor António Diogo que até hoje acompanha o coro. O grupo desenvolve a maioria das actividades na região do Grande Porto não deixando de actuar em todo o País, Ilhas e Espanha. O principal objectivo do agrupamento é a difusão da música coral polifónica ou acompanhada.
O repertório do Mille Voci desenvolve-se com obras de polifonia seiscentista até o sec. XX, interpretando peças de Juan del Encina, Thoinot d´Arbeau, Josquin dês Prés, bem como Cancioneiros Ibéricos do sec. XVI (Cancioneiro de Upsala). Percorrendo os séculos XVII e XVIII intrepreta obras de Haendel, Brooks, J. S. Bach e W.A. Mozart. No âmbito do século XX, apresenta obras do repertório espanhol e português como canções populares portuguesas ou a 1ª Cantata de Natal de Fernando Lopes Graça.
Em Maio de 2005 o grupo Mille Voci interpretou um concerto com a Missa Secundi Toni de Johann Ernst Eberlin dirigida pelo Maestro titular, Professor António Diogo e acompanhado por Ensemble de cordas, órgão e solistas.
Acompanhado pela orquestra da Escola Profissional de Música de Espinho e sob a direcção do Maestro Cesário Costa, o grupo apresentou, por alturas do Natal de 2002 o Gloria de Vivaldi. O Coral Mille Voci realiza com frequência intercâmbios entre grupos corais, no país e estrangeiro. Em 1999 participou na gravação de um CD duplo sob o título “Os melhores Coros Amadores da Região” efectuado pela Editora Public-Art de Coimbra.
Aquando do 9º “ Festival of Advent and Christmas Music Peter Eben´s Prize”,
realizado em Praga, obteve a medalha de bronze na sua categoria.
No ano 1997 apresentou-se em concerto com a Orquestra “Musicare”
interpretando a Missa Brevis de Mozart em sol, dirigida pelo Maestro Cesário Costa. Mais tarde voltou a apresentar-se em três concertos acompanhado por aquela mesma orquestra, interpretando a Missa Dolorosa de António Caldara, em estreia no nosso país. Sem sede própria o Coral tem utilizado no seu percurso instalações cedidas por várias entidades. Encontra-se presentemente a desenvolver as suas actividades em Instalações cedidas pela Escola Leonardo Coimbra na Foz do Douro.


Coro de Pais do Conservatório de Musica do Porto

No início do ano lectivo de 2005/06, foi criado o Coro de Pais do Conservatório de Música do Porto, a convite do professor António Diogo, que é o seu regente.
O grupo surgiu, por se ter notado que havia um número razoável de pais, que nos finais de cada dia, permaneciam nas instalações do Conservatório, aguardando o final das aulas dos seus filhos.
Esta foi a forma encontrada para a ocupação do tempo de espera despendido pelos pais e simultaneamente, fazê-los partilhar da cultura musical dos seus educandos.
Desde então o grupo, actuou e audições no Conservatório, na casa da Música de Antas, na Câmara Municipal do Porto, No Centro de dia da Paróquia da Areosa – Porto e na casa da música de Moreira de Cónegos.
O maestro António Diogo é diplomado em canto e professor de Formação Musical e Classe de Conjunto do Conservatório de Música do Porto.
Este Grupo Coral é constituído por vinte elementos.




António Diogo
, nasceu em Luanda e em Portugal iniciou os seus estudos musicais. Diplomou-se pelo curso superior de canto na classe da Prof. Fernanda Correia do Conservatório de Música do Porto. Frequentou o curso de piano com a Prof. Hélia Soveral e desenvolveu a direcção e técnicas vocais com o Prof. Mário Mateus. Integrou o Grupo Vocal Contemporâneo onde se manifestou como cantor solista. Participou em festivais de música em Sevilha, Bratislava, Estoril e Madeira. Participou na fundação do grupo vocal Canto Nono e foi fundador do grupo Scherzo
Vocal. Em 1992 fundou o grupo Mille Voci sendo desde o inicio o seu maestro.
Distingue-se pela prática do ensino nas disciplinas de formação musical e grupos
vocais de câmara. Passou pela Escola de Música do Porto, Conservatório de Gaia,
Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e foi director pedagógico
da Academia de Música de Matosinhos. Desde 1987 lecciona no Conservatório de
Música do Porto.

Sem comentários: