terça-feira, abril 17, 2007

Visitas à Casa da Música no Porto


Nos últimos tempos, a Casa da Música do Porto proporcionou o programa "Ao meio Dia", aos Sábados e Domingos, com bandas, coros, música de câmara e concertos comentados , concertos e recitais.
Numa altura em que se celebra o 2º Aniversário da Casa da Música, estas iniciativas proporcionam uma aproximação ainda maior da cultura musical a audiências muito variadas, uma vez que muitos dos concertos são gratuitos.
Deste modo, alguns alunos da Escola de Música da nossa Banda aproveitaram para visitar a Casa da Música no Porto, conhecer esse magnífico espaço cultural e assistir aos "concertos matutinos".
Esta iniciativa partiu do professor Paulo Botelho que incentivou o Ensemble de Clarinetes e outros alunos da escola para a visita à Casa da Música e para a programação musical lá existente.
Os alunos aderiram (os de clarinete em força, é claro!!) e devemos salientar que este tipo de iniciativas são fundamentais pois permitem aos alunos (e não só) adquirir, desenvolver e consolidar conceitos, conteúdos e perspectivas musicais e culturais muito importantes.
Assim, no sábado dia 31 de Março, alguns alunos foram ao concerto da conhecida clarinetista Câandida Oliveira, a qual executou obras de Widor ("Introdução e Rondo"), de Muczynsky ("Time Pieces") e Cahuzac ("Arlequin"), acompanhada ao piano por Elsa Marques Silva.
De certeza que este programa centrado no clarinete fez as "delícias dos nosso clarinetistas".
Depois, no passado Domingo, dia 15 de Abril, mais um grupo de alunos e membros da nossa Banda rumou até ao Porto para assistir ao concerto da Orquestra Nacional do Porto, ao meio-dia.
Os concertos aos domingos e ao meio-dia são especialmente programados a pensar nas famílias, proporcionando manhãs onde se escutam grandes obras do reportório sinfónico e se fica a conhecer um pouco mais sobre a história de cada música.
O concerto da Orquestra Nacional do Porto teve a direcção musical de Stefan Asbury e o programa percorreu a célebre abertura de Ludwig Van Beethoven escrita para Fidélio(Abertura nº 3 de Leonora) e ainda a Suite de On the Waterfront de Leonard Bernstein, escrita originalmente para o cinema.
O programa do concerto foi comentado por Gabriela Canavilhas, conhecida pianista, programadora cultural e autora de programas na rádio, a qual desenvolveu pormenores interessantes das obras interpretadas e dos respectivos compositores.
Foi um concerto muito agradável, assim como a visita guiada à Casa da Música realizada uma hora antes do concerto.
A oportunidade de visitar os espaços mais importantes da Casa da Música não foi desperdiçada e foi com admiração e atenção que se percorreram os recantos "do diamante" e se escutaram aspectos muito interessantes de arquitectura, de acústica, pormenores da construção, do espaço envolvente e de todas as actividades proporcionadas pela Casa da Música.
Visitou-se a Sala 2, a Sala VIP, a Cybermusica, o bar suspenso, a sala roxa e a sala Suggia, etc. e verificámos que a programação é imensa, desde a música contemporânea, aos workshops, às conferências, aos concertos.
De facto, este tipo de iniciativas são muito positivas e, sempre que seja possível, devemos repetir.
Para além disso, foi um domingo diferente pois acabámos por passear pelo Porto e visitar os pontos mais importantes, preenchendo o dia da melhor maneira.
Agradecemos, mais uma vez, ao Professor Paulo Botelho pelo incentivo constante na participação em eventos do género.
Em breve estará disponível a "reportagem fotográfica" com mais pormenores e mais crónicas.




1 comentário:

Ana Maria disse...

Pois é... sem dúvida um domingo diferente e muito bem passado!!! Talvez por termos tudo tão perto e acessível, por vezes, descoramos o nosso enrequecimento cultural... ouvimos falar, vemos imagens e incorporamos essa realidade como se por nós já tivesse sido vivida... mas não, com 2 anos de Casa da Música (do Porto lol)ainda não a conhecia, ainda não lhe tinha sentido a grandeza e, acima de tudo, as potencialidades e a vida musical que incorpora e tenta transmitir a todos que, com um olhar suspeito, pela primeira vez, rodopiam sobre as suas linhas obliquamente expostas. Obrigada:)