quinta-feira, junho 29, 2006

VILAR D'ARCA 2006


Algumas fotos

S.João em Vilar D'Arca



"Santo António já se acabou,

O S. Pedro está-se a acabar,

S. João, S. João,

dá cá um balão para eu brincar"

(Nunca percebi muito bem isto dos Santos Populares...ou melhor esta cantiga..é que na prática e consultando o calendário, o S. Pedro ven depois do S.João...vai-se lá perceber estes Santos!!)

Já que estamos numa de rimar

Aqui vai a crónica de Vilar D'Arca

Para a malta ler e animar

Porque de escrever eu ainda não estou farta!

Era bem cedo, pelas cinco da matina

O pessoal instalou-se para partir

Muito sono e pouca adrenalina

E uma viagem toda ela sempre a subir.

A viagem não foi nada curta

Muitos foram os que dormiram

Mas como comer e beber não custa

Alguns fizeram-no desde que partiram.

Entre alguns copos de Vinho do Porto

Um pedacinho de bolo cai sempre bem

Rico pequeno almoço que não deixou ninguém tonto

Para a próxima tragam mais, resta saber é quem!

Chegados a Vilar D'Arca

Ao recinto de S.João

A malta já estava farta

De tantas curvas nada à feição!

A música não tardou a chegar

E a Banda de Revelhe juntou-se à festa

Até a missa tivemos de cantar

Bem nos queríamos escapar mas não foi desta.

Abençoados ficamos depois desta missa

E prontos para qualquer refeição

Já se sabe para comer não há preguiça

Nem que seja um pedacito de pão.

Mas lá para os lados de Vilar D'Arca

Come-se bem mas é a vitela

E como tocar é de barriga farta

Ninguém passou sem se fazer a ela.

A tarde já se sabe

Foi tocar e fazer romaria

Esperamos que a tradição não acabe

Senão o povo não sabe o que faria!

O dia foi mais que isto

Porque na volta a emoção foi grande

Jogava a Selecção, está visto

E ouvir o jogo foi tarefa enervante!

E já diz a canção:

"Acredita na vitória

Não deixes o sonho escapar

É tempo de glória, é tempo de cantar!"

Termino esta crónica breve

Porque em rima é mais complicado

Escrever não é tarefa leva

Deixo este texto "desenrascado".

segunda-feira, junho 26, 2006

BBVE.....O FILME

sexta-feira, junho 23, 2006

O "5º Elemento"...outra vez


O Paparazzi que tirou esta foto merecia um prémio...Focar uma espécie de "5º elemento" não é fácil...
Vejam a indumentária...ah? Gucci, Versace, Dior? Sei lá, está ao melhor nível!
Agora descubram em qual dos grupos definidos ela se enquadra...


quarta-feira, junho 21, 2006

Apanhados pela Net!! Que rico estágio!!!















Olha que isto da net tem as suas (des)vantagens!! Então não é que andava eu, bastante atarefado, diga-se de passagem, a pesquisar umas coisas (de trabalho é claro) quando deparei com a esta foto.
A mesma teria-me passado compeltamente ao lado, não fossem quatro (sim só quatro) pequenos pormenores: 1 - conhecer as pessoas retratadas, 2 - uma delas ser o meu irmão "caçula", 3 - as outras duas serem duas bonitas amigas, 4 - serem os três membros da nossa Banda.
Perguntem todos!! O que é que isso tudo tem de extraordinário?!!
Eu responderei: já repararam na data no canto superior direito da fotografia? A mesma não teria qualquer importância, não correspondesse (por acaso, e só por isso) à véspera de uma "festa de responsabilidade", daquelas que só ao fim de muitos anos lá se conseguiu ir. Pois é, no dia seguinte 28 Mai 06, foi a Festa de Fragoso.
Analizando agora a indumentária dos modelos e o espaço envolvente, poder-se-á imaginar o tipo de estágio que eles tiveram para a dita festa. O que vale é que pelo menos a Nela, andou a noite toda a "Sumo de Strawberry"!! (pois até teve direito a uma camisola). Quanto aos outros dois não sei, mas imagino!!
O que vale é que todos tocam instrumentos relativamente leves (quanto ao peso falando) e não consta que tenham tido problemas quanto à prestação no serviço.
A sorte destes VIP'S é que a Maya ainda não viu a fotografia, caso contrário já estariam a ser "acarinhados" na Tertúlia Cor-de-Rosa do "Fátima Lopes", quais jogadores da Selecção Nacional que durante estágio vão para a "disco" até às tantas.
Será caso para dizer ao "treinador" para mudar as regras e os apelos!! Quem sabe em vez de só no intervalo do almoço ou do jantar dizer "Comam bem e bebam do melhor", deva pedir que antes da festa o pessoal dance muito e se divirta, principalmente se for a um sábado à noite, pois para ficar preso, já chegam aqueles em que há ensaio.

É isso mesmo pessoal, divirtam-se muito, juntem-se extra banda e continuem assim alegres.

Nota: de onde veio esta foto existem outras, mais ou menos compremetedoras!! Cuidado com a Maya!!

Abraço para todos

Raul Torres

terça-feira, junho 20, 2006

O "5º Elemento"....PARTE II


Se pensavam que eu me tinha esquecido desta história de definir o "5º elemento" enganam-se....Vou continuar a minha história (pode ser que um dia ganhe o Prémio Pessoa!).
Então aqui vão mais uns géneros de "5ºs elementos".....
  • Sobre este grupo caem todas as nossas dúvidas quanto à sua sanidade mental. Temos quase a certeza que apresenta um diagnóstico psiquiátrico reservado, eminente de roçar a esquizofrenia. Mas não se assustem, trata-se apenas de um "5º elemento" com ar muito devoto, concentrada nas suas rezas que teima em partilhar com todos, com uma postura surreal ao longo de toda a procissão (como se estivesse à espera que um Donuts lhe caísse do céu....agora imaginem!), com um sorriso nos lábios, completamente indiferente aos olhares desconfiados e com uma característica ainda mais particular: insistÊncia em repetir em voz alta números como se estivesse a ditá-los para jogar no Euromilhões. Perante isto só nos resta dizer: "Aposta que ganhas".
  • Outro dos "5ºs elementos" apresenta características mais refinadas, alguma cultura musical e muita vontade de a partilhar com algum elemento que apanhe desprevenido na última fila (ou talvez que ache mais simpático). Tem um conhecimento mais ou menos aprofundado das bandas da "nossa praça" e perde-se a comentar o reportório das mesmas nas diversas festas pelas quais passa. Este "5º elemento" gosta de proporcionar um belo diálogo e não fosse a necessidade de tocarmos e ela não largava um dos "1ºs clarinetes" (adivinhem quem será...).
  • Por fim temos o "5º elemento artista", cujo papel não se resume a acompanhar a banda na rectaguarda. Este "5º elemento" é dos mais interventivos e o seu contributo é, sem dúvida, determinante para o bem estar da última fila. Para além de dar dicas sobre as marchas que deveríamos tocar, ou sobre aquelas que tocamos, este "5º elemento" canta (ou pelo menos tenta) todas as marchas. Perguntam voçÊs como é possível? Pois para ele tudo é possível, o importante é assobiar e cantarolar os ritmos. Pena é que não tenhamos letras das marchas, senão poderíamos, em breve, gravar um CD com este "5º elemento". Qualquer Pavarotti se envergonharia de sair à rua depois de o ouvir.

E pronto...resta-me agradecer a todos eles, estas magníficas "personagens" que nos acompanham na última fila e que devem figurar no imaginário dos restantes músicos...sim porque eles invejam esta companhia, este apoio incondicional que mais ninguém consegue oferecer. Queriam voçÊs tê-los um minuto que fosse, a bater-vos nos braços, a tirar-vos os sapatos, a mandar "bitaites"...mas (in)felizmente só nos os podemos aturar!

The End

O Regresso...


Grande Animação que para ali ia...
É assim mesmo pessoal temos que animar como nos velhos tempos....
A Cathy estava sem palavras:)


O vício é assim mesmo, não escolhe momentos...se lhe pusessem a trompete até era capaz de tocar!





Oh Joaninha de que te ris tu? Ainda não percebi muito bem quem ia ao teu lado...mas vontade não lhes faltava!

Tanto soninho....Quem perde a noite perde o dia!

Amor é fogo que arde sem se ver!






Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?


Luís Vaz de Camões

Eu serei, Tu serás, Ele será, NÓS SEROA


Pois é, mais uma saída musical da nossa Banda...Desta vez, no feriado 15 de Junho, na comemoração das Festas do Corpo de Deus, em SEROA, as "portas da capital do móvel Paços de Ferreira" (já dizia numa das rotundas por onde passámos). Mas não fomos lá ver nenhuma exposição de móveis, mas quase que deu, a julgar pelo arruado matinal, no qual tivemos oportunidade de conhecer umas quantas lojas de móveis pelo caminho.
A nossa companhia na jornada foi a Banda de Vilela e estivemos todos muito bem....Pelos vistos uma das partes que correu muito bem foi o almoço :) Infelizmente não tive oportunidade de me deliciar num maravilhoso banquete que o restaurante proporcionou (pelos vistos aquilo parecia um casamento, com buffet e tudo!) Esperem pela conta até ver!! Os nossos mais jovens optaram pelo piquenique, e de certeza que não ficaram pior servidos (é assim mesmo no poupar é que está o ganho!)
Para mim o pior momento foi a procissão (maldita trovoada), o tempo não ajudou e o passo teve de acelarar, não fossemos levar um banho valente.
Tivemos um lanche bem composto como há muito não se via oferecer às Bandas (isto de repôr as energias é muito importante) e o regresso foi bem animado, pelos vistos!
Deixo algumas fotos, mas as mais especiais deixarei para uma bela Homenagem!


"Um Sonho Mágico"....concretizou-se!




A Ópera "Um Sonho Mágico" concretizou-se e.... muito bem! O espectáculo em Felgueiras correu pelo melhor e repetiu-se na Casa da Música, com casa cheia para aplaudir o empenho e trabalho destes jovens músicos e pequenos cantores. Esta ópera transporta-nos para o mundo mágico da música e tudo o que esta envolve, e terá sido este o sentido, que todos retiraram destes dois espectáculos.










segunda-feira, junho 19, 2006

Toda a verdade (ou quase toda) sobre...a verdadeira importância do "5º elemento"!

O que seria uma equipa de futebol sem os seus adeptos? O que seria uma relegião sem os seus fiéis? O que seriam os grandes ídolos sem os seus fãs?
E pergunto eu: O que seria uma Banda de Música e, mais concretamente, a última fila (que, geralmente, são clarinetes) sem o seu "5º elemento"?
O quê não sabem o que é o 5º elemento?
Pois então, caros amigos, não consta da vossa cultura geral, a existência desta maravilhosa espécie em vias de extinção (ou se calhar até não).
Trata-se de uma espécie peculiar nos seus comportamentos e atitudes, com interesse pela música ou simplesmente com interesse em figurar junto dos músicos em momentos de desfile, procissões e afins.
O verdadeiro "5º elemento" está em todo lado, em qualquer região deste país e agora (em tempo de romarias) sai à rua mais do que nunca.
E a nós, elementos integrantes de uma Banda de Música (propícia à companhia destes "fiéis seguidores"), cabe-nos tipificá-los, enquadrá-los em grupos para mais facilmente os reconhecermos e definirmos enquanto "companheiros" de jornada, de desfile, arruados e procissões.
  • Temos em primeiro lugar o "5º elemento" de origem sazonal, que faz as suas primeiras aparições (e quase únicas) por altura da Páscoa ou Semana Santa. Trata-se de uma pessoa com muita dificuldade em medir as distâncias e geralmente gosta de ter o peito encostado aos músicos da última fila. Distrai-se muito facilmente e depressa "embate" contra as pessoas,as quais lhe dão dicas indirectamente, mas que recebem como resposta um sorriso, um belo sorriso de desconhecimento do quanto incomoda levar com um "tamanho 46" nas costas, a cada compasso que se tenta tocar. É um "5 elemento" verdadeiramente preocupado com aqueles que faltam no grupo (principalmente os elementos que lhe são mais queridos) e chega a ficar triste com a sua ausência. Ultimamente esteve muito "fashion" na sua última aparição (procissão da semana santa), onde envergou uns modernos óculos de sol (estilo Dolce & Gabana), numa procissão onde o sol não costuma estar presente. Esta é, talvez, a raínha da espécie "5 elemento"!
  • Por outro lado, temos os denominados "5ºs elementos em série". Neste grupo figuram pessoas muito devotas que geralmente rezam o terço em voz alta, mandam calar quem vai a falar e nos momentos de paragem avançam contra a última fila, pisam-lhes os pés, tiram-lhes os sapatos e ainda refilam. Para estes, a Banda de Música é completamente desnecessária, só "faz barulho" e se pudessem, estes "5ºs elementos" iam todos debaixo do pálio com o Sr. Padre. Lamentámos mas têm de nos aguentar.
  • Existe, ainda, o grupo dos "5ºs elementos aspirantes a músicos". Esses sim gostam de fazer parte da formatura da banda e, geralmente, não poupam esforços para se integrarem nas filas e de irem o tempo todo "coladinhos" ao pessoal. Para estes, dar-lhes uma farda e um instrumento seria uma dávida. E digo isto porque não se justifica estarem tanto tempo no meio da banda e não se aperceberem que o lugar deles não é bem ali.

Caros amigos a lista já vai longa mas não termina aqui....não deixarei de tentar definir os restantes. Por agora, poderão reflectir no quanto estas pessoas são importantes....e no contributo que prestam em cada vez que se apresentam (boa disposição está-se mesmo a ver!)

to be continued..................................

sexta-feira, junho 16, 2006

Esta é para ti...que estás do outro lado do Atlântico!





Amigo


Mal nos conhecemos Inaugurámos a palavra «amigo».
«Amigo» é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar Na nossa mão!
«Amigo» é o contrário de inimigo!
«Amigo» é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado, É a verdade partilhada, praticada.
«Amigo» é a solidão derrotada!
«Amigo» é uma grande tarefa, Um trabalho sem fim, Um espaço útil, um tempo fértil, «Amigo» vai ser, é já uma grande festa!

Alexandre O’Neill, in No Reino da Dinamarca

quarta-feira, junho 14, 2006

ÓPERA..."Um Sonho Mágico"

A Escola de Música da Nossa Banda em parceria com o Conservatório de Música de Felgueiras apresentará no próximo sábado dia 17 de Junho (em Felgueiras, às 21h30), e no domingo dia 18 Junho (na Casa da Música de Antas, pelas 17h00) a Ópera "Um Sonho Mágico".
Deste modo, os alunos da Orquestra da Escola de Música juntamente com os jovens cantores do conservatório de Felgueiras darão vida à história do menino que teve um sonho com um instrumento e depois o contou ao seu professor. Um "história musical" que de certeza irá encantar!
Ficam aqui as fotos do ensaio da Orquestra....








Clarinetes em concerto



Foi no passado domingo, dia 11 de Junho que o Emsemble de Clarinetes da Escola de Música da Nossa Banda se estreou com um concerto em Aldreu.
O Ensemble é constituído na sua maioria por alunos da Escola de Música, alguns dos quais também pertencem à Banda. Este foi o resultado de um trabalho conjunto sob a orientação de Paulo Botelho, Professor de Clarinete na Escola de Música e músico na Banda, o qual iremos continuar com a perspectiva de explorar as potencialidades deste grupo e continuar a apresentar o trabalho desenvolvido.







Obrigado aos que nos foram apoiar....

terça-feira, junho 13, 2006

Dançar Mozart



A Casa da Música de Antas recebeu o espéctaculo "Dançar Mozart" da Academia de Bailado de Matosinhos. O grupo de bailado presenteou a numerosa plateia com um espéctaculo gracioso que se dividiu em duas partes, no qual os movimentos delicados das jovens bailarinas encantaram os presentes.
Ao intervalo o palco foi do quinteto "Pentágono" que mostrou estar a desenvolver um excelente trabalho, o qual esperamos que venha a ser divulgado em mais espectáculos.
Ficam algumas fotos deste evento....
















quarta-feira, junho 07, 2006

Ensemble de Clarinetes



No próximo domingo, dia 11 de Junho, o Ensemble de Clarinetes da Escola de Música da Banda dará um concerto em Aldreu, Freguesia do Concelho de Barcelos. Serão executados temas variados que passam por autores como Mozart e Scott Joplin, entre outros.

Esta iniciativa apoia-se numa crescente mobilização que a escola de música da Banda tem assegurado, apostando na formação dos mais jovens.

Mozart..na Casa da Música de Antas


A celebração do Ano Mozart também passa pela Casa da Música de Antas. Deste modo, no próximo sábado, dia 10 de Junho, pelas 21h30 decorrerá um espectáculo integrado com um Grupo de Bailado de Matosinhos e o quinteto de metais "Pentágono", do qual fazem parte jovens músicos da nossa Banda. Uma iniciativa louvável e que poderá ser a primeira de muitas promovida neste novo espaço (Casa da Música), o qual também assume um papel de relevo na divulgação musical e cultural na nossa Freguesia.

FotoReport II






Pois é...não é nenhuma edição especial de um clarinete "Prestigie" ...agradecemos desde já ao músico que irá participar na nova campanha da SuperBock do lançamento da nova cerveja "SuperBock Dó,Re,Mi" que vai sair no mercado este verão e patrocinará Festivais de Verão e Arraiais Musicais.

Beiriz........FotoReport


5 Junho 20006

A Nossa Banda teve mais um "serviço musical", desta vez na Freguesia de Beiriz da Póvoa de Varzim. Bem acompanhada pela Banda de Revelhe fizeram, certamente, um bom concerto (não estive lá, mas não tenho as menores dúvidas!). Aproveito para fazer um apelo e solicitar a quem por lá tenha estado que faça um "relato" exímio do que por lá se passou.
Ficam algumas fotos (gentilmente cedidas pela "Agência Lusa").





Tão bem "dispostinhos" que eles iam....






Sonolento, pensativo ou a fugir da foto?